Joias

Turquesa: Pedra do Mês de Dezembro É a Cara do Verão

By  | 

Segundo o calendário místico que designa uma pedra preciosa para cada mês do ano, a pedra do mês de Dezembro é a turquesa. Popularmente conhecida, essa gema pode ser encontrada em tons que variam entre o azul e o verde e estão super em alta nesse verão 2015.

As turquesas encontradas nos tons azulados que lembram o azul do céu são chamadas de turquesas “robbin’s egg blue” e são as de valor mais alto no mercado das pedras preciosas. As de tons mais esverdeados são mais facilmente encontradas, mas bem menos valorizadas.

TurquesaPedraDoMêsDezembro

De forma geral, a diferença de valor entre as turquesas azuis e as verdes ocorre devido à maior homogeneidade em suas composições e à grande dificuldade de serem encontradas. Ainda quanto à cor, as turquesas são influenciadas por outros minerais que podem estar presentes em sua formação natural, como a azurita (que tem coloração azul) e a malaquita (responsável pela coloração verde).

TurquesaPedraDoMêsDezembro

Compostas basicamente por fosfato de alumínio e cobre hidratado, as turquesas apresentam dureza na escala Mohs 5 – 6 graus, e densidade relativa de 2,6 – 2,8. Podem ser encontradas em veios e pequenas massas em rochas vulcânicas parcialmente decompostas por processos hidrotermais de baixa temperatura.

TurquesaPedraDoMêsDezembro

Seu brilho é porcelânico e opaco, diferente da maioria das pedras preciosas. Além de ter uma cor clara, ela é porosa, o que facilita a acumulação de sujeira. Além disso, tem facilidade em se quebrar, é sensível à luz solar, suor, cosméticos e calor.

TurquesaPedraDoMêsDezembro

As primeiras aparições das turquesas aconteceram na Turquia, e deram o nome à pedra, que significa “pedra turca”. Hoje, avaliando pela qualidade, as gemas mais valiosas podem ser encontradas no nordeste do Irã, porém as jazidas da região estão se esgotando. Quanto à quantidade, o sudoeste dos Estados Unidos é imbatível e líder mundial de extração. Destaque para o Arizona e suas grandes jazidas de turquesa, em especial para a mina de “Sleeping Beauty” – localizada em uma montanha que lembra uma mulher adormecida. Atualmente, esta jazida é a maior fonte de extração de turquesa do mundo.

TurquesaPedraDoMêsDezembro

Para os fins cromoterápicos, a turquesa é uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante. Suas referências são sempre ligadas à beleza e ao bem-estar como, por exemplo, o mar turquesa. Além de possuir uma grande beleza, a pedra relaxa todo o sistema nervoso, acalma a mente e ajuda a organizar os pensamentos. A Turquesa oferece uma energia de paz, harmonia e equilíbrio, e pode também auxiliar pessoas a lidarem de uma forma melhor com as situações difíceis da vida.

Nesse verão, a turquesa está super em alta na moda e nos acessórios, especialmente na joalheria, em maxi colares, brincos tassel e anéis, dando um toque super colorido aos looks da temporada 2015!

Fotos: Reprodução

**Esse é um post patrocinado pelo site 1001 Noites



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

paper writing