Decoração

Joias: Pedra Do Mês de Janeiro E A Cor Do Ano 2015

By  | 

Desde o ano 2000, todos os anos, a Pantone, empresa hoje considerada uma autoridade em cores e que é mundialmente conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criadas para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, seleciona uma cor para ser a Cor Do Ano, como uma maneira de demonstrar ao mundo um reflexo dos desejos das pessoas, sobre o que elas querem e precisam, para estabelecer tendências e padrões estéticos durante aquele período.

PantoneMarsalaPedraMêsGranada

Também, pela simbologia e esoterismo, todos os meses do ano são representados por uma pedra preciosa específica, que faz alusão a determinadas características do zodíaco e, coincidentemente, a Pedra do Mês de Janeiro é a granada, que é uma gema da cor escolhida pela Pantone para o ano de 2015.

PantoneMarsalaPedraMêsGranada

Segundo a Pantone, a Cor do Ano é a Marsala (18-1438), uma cor naturalmente robusta e terrosa, que lembra o vinho tinto. É um vermelho acastanhado ou marrom avermelhado que foi escolhido por ser igualmente atraente para homens e mulheres, e que é capaz de agitar tanto os setores de vestuário e acessórios, quanto de interiores e exteriores.

PantoneMarsalaPedraMêsGranada

Por ser um tom mais sóbrio, a Marsala estará presente nesse ano em roupas, maquiagens, sapatos, utensílios domésticos, objetos de decoração e, é claro, nas nossas queridas joias.

PantoneMarsalaPedraMêsGranada

Coincidentemente, a granada – que é a Pedra do Mês de Janeiro é encontrada principalmente nos tons da Marsala.

As granadas são um grupo de gemas que compreende várias espécies, e não uma única espécie com diversas variedades, como é o caso do quartzo. Seu nome vem do latim granatus, que significa “grão”, mas algumas pessoas relacionam a sua etimologia à outra palavra latina, “pomegranate”, que é o nome da fruta romã.

PantoneMarsalaPedraMêsGranada

O brilho das granadas varia entre vítreo e resinoso, podendo ainda ser transparentes ou opacas, conforme a presença ou ausência de inclusões e podem apresentar as seguintes cores: vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor.

PantoneMarsalaPedraMêsGranada

As granadas variam pouco quanto às suas propriedades. Elas apresentam densidade entre 3,6 e 3,8, grau de dureza na escala Mohs na casa dos 7,25 e índice de refração de 1,75 ou superior.

PantoneMarsalaPedraMêsGranada

As granadas são gemas muito conhecidas e requisitadas na antiguidade, pois acreditava-se em suas propriedades medicinais relacionadas à circulação sanguínea e ao coração.

Unindo essas duas informações, da Cor do Ano da Pantone e das granadas serem a Pedra do Mês de Janeiro, é hora de abusar das joias e acessórios com essa gema, pra ficar sempre linda e na moda.

Esse post é patrocinado pelo site www.1001noites.com.br

*Fotos: Reprodução



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>