Artes

Joias: Designer Brasileira Cria Coleção Inspirada na Obra de Escher

By  | 

O artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), conhecido no mundo todo por suas obras de ilusão de ótica, ganha duas homenagens brasileiras neste ano. Além de ganhar a exposição “Experiência Escher”, no JK Iguatemi, que já está aberta desde o dia 25 de outubro, o artista gráfico é a inspiração por trás de uma nova coleção de joias da designer brasileira Karin Reiter.

A Art Unlimited – empresa brasileira que se dedica à concepção e gestão de projetos socioculturais – convidou a designer Karin Reiter para criar uma coleção de joias inspirada nas construções tridimensionais de Escher. Intitulada Escher by Art Unlimited, a coleção acompanha a exposição Experiência Escher, em cartaz até novembro no Shopping JK Iguatemi, em SP.

JoiasEscher

“Acreditamos que esse é mais um caminho para levar arte e cultura às pessoas. Da mesma maneira que é possível ir a uma exposição e conhecer os trabalhos de um artista, ao adquirir um produto estilizado, a pessoa também pode, a partir daí, aprofundar seu interesse sobre o artista, ampliando assim seu universo cultural”, comenta Karen Rozenbaum, da Art Unlimited.

ESCHER BY ART UNLIMITED

A coleção criada pela designer gaúcha contém traços facilmente identificados nas construções impossíveis e nos símbolos presentes na obra do artista Escher.

JoiasEscher

Segundo Karin, poder fazer essa coleção misturou uma sensação de êxtase e reconhecimento, por ter a oportunidade de conhecer a obra de Escher mais a fundo e fazer parte desse projeto junto à Art Unlimited.

JoiasEscher

São aproximadamente 40 peças que se dividem em nove linhas de acessórios em prata e ouro que remetem à obras como “Limite Circular IV”, “Casca”, “Metamorfose II”, “Nós”, “Relatividade”, “Esfera Digital”, “Cada Vez Menor” e “Fita de Moebius II”.

JoiasEscher

As joias criadas para a coleção Escher by Art Unlimited têm impressos os efeitos da ilusão de ótica e das metamorfoses do artista em planos bi ou tridimensionais, e mostram representações reais ou distorcidas das figuras feitas pelo artista.

JoiasEscher

A obra “Limite Circular IV” tem seus anjos e demônios retratados em detalhes de brincos, pingentes e abotoaduras. Já a obra “Casca” teve a tira da casca de laranja reproduzida em colares e braceletes irregulares.

JoiasEscher

A coleção Escher by Art Unlimited contém peças estilizadas de várias outras obras do artista e, ainda, algumas criações híbridas da designer, que uniu características marcantes de duas obras em uma joia singular, como por exemplo o caso de Relatividade e Fita de Moebius II, criando uma pulseira quadrada, que representa os planos divisórios utilizados pelo artista, com uma quina em forma de escada e uma formiga imensa descansando na parte superior.

JoiasEscher

Os preços das peças variam entre R$ 500 e R$ 20 mil, sendo o mais caro o bracelete de boca, todo de ouro. A coleção é possível de ser encontrada na loja-conceito Choix, em São Paulo, no próprio ateliê da designer Karin Reiter, além de estar disponível na loja da mostra Escher no shopping JK Iguatemi.

JoiasEscher

Experiência Escher
Onde: Shopping JK Iguatemi, em São Paulo
Quando: Até 23 de novembro de 2014
www.karinreiter.com.br

*Fotos: Reprodução



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>