Joias

Joias: Ametista É A Pedra Do Mês De Fevereiro

By  | 

Como todos os meses, pelo calendário anual das gemas, nós vamos dar algumas informações sobre as características da pedra do mês vigente e aproveitar para contar alguma curiosidade sobre a pedra. Nesse mês de fevereiro, a pedra que está em evidência é a ametista.

PedraDoMêsAmetista

Considerada preciosa pela Igreja Católica até o século XVIII, assim como rubis, safiras e esmeraldas, a ametista foi perdendo seu valor comercial com a descoberta de abundantes jazidas ao redor do mundo, especialmente no Brasil. Hoje, ela pertence ao conjunto das pedras semi-preciosas.

A origem do nome da pedra ametista vem do grego, com a união do prefixo “a”, que significa “não”, com “methuskein”, que significa “intoxicar”. Na antiguidade, havia a crença de que as ametistas possuíam o poder de proteção para quem as carregava.

PedraDoMêsAmetista

A coloração da ametista é roxa, variando entre o lilás bem clarinho até o púrpura intenso. A pedra tem grau de dureza 7 na escala Mohs e, segundo a nova tabela de relação das gemas com as bodas de casamento do IBGM, a ametista representa o 1º ano de casamento.

PedraDoMêsAmetista

Bastante utilizada no ano passado, por ter relação com a cor do ano indicada pela Pantone, a ametista foi tendência no mundo da joalheria e dos acessórios fashion.

PedraDoMêsAmetista

Abundante no Brasil, a ametista também pode ser encontrada facilmente no Uruguai, Sri Lanka, Madagascar e Rússia, que tem os mais belos exemplares, extraídos de cavidades de rochas graníticas.

PedraDoMêsAmetista

Além da forte presença no mundo da moda e da joalheria, a ametista sempre teve presença garantida no meio esotérico, com suas propriedades calmantes e espirituais. Hoje, apesar de não ser indicada como a cor da forte tendência das estações, as ametistas e seus tons de roxo e violeta são muito bem quistos nas roupas, joias e acessórios!

Fotos: Reprodução / Divulgação

*Esse post é patrocinado pelo site www.1001noites.com.br

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

paper writing