Artes

Exposição Conta História da Joalheria Cartier no Século XX

By  | 

Foi aberta ao público ontem no Museu de Arte de Denver (DAM) a exposição Brilliant: Cartier in the 20th Century, que reúne uma seleção de documentos de 72 arquivos originais e apresenta mais de 254 peças históricas oriundas da Coleção Cartier, ou emprestadas por colecionadores privados e instituições oficiais.

Cartier_Exposição

Com curadoria de Margaret Young-Sánchez, a mostra conta com uma variedade de joias, relógios e objetos preciosos produzidos pela grife entre 1900 e 1975. A exposição destaca a ascensão da Cartier através de acontecimentos históricos, e conta como ela se transformou em um dos nomes mais prestigiados do mundo da joalheria e relojoaria.

Cartier_Exposição

Brilliant: Cartier no Século XX

Com sete temas diferentes, é possível observar a evolução da Cartier através da história do século XX. Com foco na criatividade e no pioneirismo visionário dos irmãos Cartier, os visitantes podem acompanhar as deslumbrantes obras de arte da Cartier, conscientes das mudanças culturais drásticas que ocorreram ao longo da história da Maison.

Cartier_Exposição

A exposição reúne uma variedade espetacular das maiores peças já produzidas pela Cartier, caracterizadas pelas pedras de alta qualidade e materiais nobres, além de um estilo reconhecível sempre em constante evolução.

Cartier_Exposição

A instalação imersiva será projetada por Nathalie Crinière, designer de exposição de Yves Saint Laurent: A Retrospective. Ela incluirá uma seleção de desenhos preparatórios originais ao lado de fotografias históricas, materiais publicitários e trechos de filmes para fornecer informações sobre a configuração cultural da época e evolução do período de tempo representado para contar a história da Cartier.

Cartier_Exposição

Além de itens contidos na Coleção Cartier, a exposição incluirá empréstimos de museus e coleções particulares nos Estados Unidos e na Europa.

Cartier_Exposição

Dentre os temas propostos para ilustrar os diferentes períodos de criação da Maison estão “Aristocracia e Aspiração”, que tem foco nos objetos produzidos entre 1900 e 1918, “Art Deco: New Oulook”, quando a Cartier era líder inovadora no movimento Art Deco entre 1910 e 1920, com ênfase nas cores e na geometria das suas peças, “Art Deco: Fascination Exterior”, quando a originalidade das peças surgiu a partir de eventos internacionais como a Primeira Guerra Mundial ou a descoberta da tumba de Tutancamon.

Cartier_Exposição

O tema “Ver Masculino” mostra as criações da Cartier feitas para os homens, a “Arte de Fumar”, mostra as criações da época em que o tabagismo foi adotado por todas as classes sociais e fumar se tornou uma necessidade para as mulheres elegantes.

Cartier_Exposição

A seção “Age of Glamour” destaca os projetos de 1930 a 1960 preferidos pelas celebridades e Café Society, que era como os jet-setters de Nova York eram chamados na década de 1920 e a última seção da exposição, chamada de “Ícones de Estilo” é dedicada aos clientes mais famosos de Cartier, incluindo ícones de estilo como a duquesa de Windsor, a princesa Grace de Mônaco e Elizabeth Taylor e mostra os desenhos originais de Cartier que foram essenciais para a auto-expressão das pessoas que moldaram a cultura do século 20 e da moda.

Cartier_Exposição

A exposição Brilliant: Cartier in the 20th Century ficará exposta no Museu de Arte de Denver até 15 de março de 2015.

*Fotos: Reprodução  / Divulgação



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

paper writing