Joias

“Art Of Clip”: Mostra Exibe Broches E Clipes Excepcionais Da Van Cleef & Arpels

By  | 

Broches e clipes. Objetos funcionais reunidos na exposição “Art of Clip” em Moscou, que exibe as criações excepcionais da Van Cleef & Arpels, que mostram o desenvolvimento da joalheria e ilustram a diversidade das técnicas utilizadas para produzir as joias ao longo dos anos.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos8

Originalmente, broches têm apenas um pino, enquanto clipes têm dois mas, com o passar dos anos, essa denominação foi caindo em desuso e o termo “broche” acabou sendo designado às duas peças.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos3

Na “Art of Clip”, a Van Cleef selecionou peças criadas desde 1920, passando por todas as décadas até chegar nos dias atuais, com as criações mais marcantes e recentes da joalheria.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos7

Nos anos 20, os broches possuíam formas florais e animais enquanto nos anos 30 a inspiração para os clipes foi a alta costura, com reproduções de arcos, rolos e fitas estilizadas.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos

Já nos anos 40, os broches e clipes produzidos foram pensados nas mulheres que frequentavam os bailes da noite e que gostavam de vestir-se luxuosamente exibindo generosos decotes enfeitados com essas joias.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos2

Em 1950, o estilo dos clipes seguiu a linha dos criados na década anterior, porém com uma pouco mais de inspiração naturalista nas finalizações das joias. Nessa época, a Van Cleef entendeu as necessidades femininas e lançou uma coleção “fácil de usar” em 1954. Com criações fantásticas e divertidas, além de ter preços acessíveis, essa coleção foi um sucesso mundial, com joias cheias de corais, turquesas, ônix, ágatas, ametistas, madrepérolas e muitas outras pedras preciosas.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos6

Na exposição também é possível encontrar os broches e clipes produzidos entre os anos 60 e 70, repletos de liberdade criativa dentro da Maison, que produziu joias espetaculares e que refletiram muito bem o estilo de vida contemporâneo e a moda da época.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos7

A “Art of Clip” exalta o broche, joia que não ocupa muito espaço, não é difícil para se manter em sua bolsa no caso de uma festa inesperada ou jantar em um restaurante, além de ficar super visível com um lenço ou pashmina, e também cria um efeito impressionante quando usado em combinação com mais dois ou três broches na lapela de um belo casaco.

Art-Of-Clip-VanCleef-Luxo-e-Brilhos1

A Van Cleef & Arpels exibe na exposição cerca de 130 dos 280 broches e clipes de suas coleções até o dia 30 de setembro em Moscou, na Rússia.

Fotos: Reprodução / Divulgação



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>