Artes

Exposição “O Que É Luxo?” Questiona A Cultura Do Luxo Na Sociedade

By  | 

Começou no mês passado a exposição “O que é luxo?”, no Victoria and Albert Museum, em Londres, que hospeda mais de 100 objetos raros desafiando as definições de luxo e as relações dele com o cotidiano.

O QUE É LUXO?

A exposição “O que é luxo?” não trata exatamente do mercado de luxo. A ideia de reunir as obras em um museu localizado em uma consolidada área de consumo das classes mais ricas de Londres surgiu justamente para gerar a reflexão sobre as motivações reais da produção de todo o luxo atual, que destaca os processos de criação e fabricação e não o valor extraordinário das peças.

ExposiçãoOQueÉLuxo

A exposição “O que é luxo?” é a terceira de uma série de exposições do V & A em parceria com o Crafts Council – instituição inglesa de incentivo ao artesanato. Annie Warburton, diretora criativa da instituição diz que “o mal-estar aumenta quando entramos no território de quantidade e qualidade, excesso e gosto: a terra do luxo”.

ExposiçãoOQueÉLuxo

“Sim, foram reunidos objetos espetaculares, produzidos finamente com materiais preciosos. Mas o que as curadoras Jana Scholze e Leanne Wierzba propõem é muito mais profundo, sutil e provocativo do que o brilho deles”, afirma Annie.

ExposiçãoOQueÉLuxo

Para as curadoras, a exposição explora o desafio às interpretações comuns sobre o luxo, além de convidar o público a analisar friamente a produção do luxo, ampliando suas próprias ideias do que ele pode ser, já que a questão do luxo é sempre uma questão pessoal.

ExposiçãoOQueÉLuxo

A seleção das peças para a exposição aborda como são realizados os produtos de luxo e seu valor cultural, e como o desejo e conceito sobre o luxo mudaram com o tempo, porque o que imaginamos ser luxo hoje, pode rapidamente ser alterado pelas novas necessidades e conceitos da sociedade.

Local: Victoria and Albert Museum, Cromwell Road, Londres SW7 2RL.

Data: até 27 de Setembro de 2015.

Horário: 10h00 – 17h30 e às sextas-feiras até as 21h30.

Fotos: Reprodução / Divulgação



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>