Artes

Exposição “Arte Sacra na Ourivesaria” Comemora 461 Anos de São Paulo

By  | 

Ontem foi aberta ao público a exposição “Arte Sacra na Ourivesaria”, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), com curadoria de Jorge Brandão e Maria Inês Lopes Coutinho, em comemoração ao aniversário de 461 anos da capital paulista.

A mostra “Arte Sacra na Ourivesaria” traz cerca de 130 peças, dentre elas, joias, relíquias, navetas, jarras, ostentórios, cálices, cruzes e uma instalação de lampadários, além de outros objetos sacros.

ArteSacranaOurivesaria

Durante o período colonial, a história paulista descreve a cidade como podre, se comparada às minas de ouro em Minas Gerais, às riquezas da Bahia e à corte carioca. No entanto, pesquisas e análises de novas fontes mostram que nessa mesma São Paulo pobre, existiam ourives.

“Forma-se então um panorama diferenciado, no qual podemos afirmar que se houveram ourives é porque houve ouro e prata. E a presença destes, certamente indica que na época houve riqueza na sociedade.”, comenta a curadora Maria Inês Lopes Coutinho.

ArteSacranaOurivesaria

Como destaques da exposição, é possível citar uma cruz peitoral em ouro maciço, esmeraldas, rubis e diamantes, que pertenceu ao Cardeal D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, um pingente em ouro batido e cinzelado com imagem de Nossa Senhora da Conceição, tocheiros em prata batida e cinzelada que foram oferecidos pelo Rei Dom João V à Antiga Sé de São Paulo, um conjunto de cálices de prata, datados dos séculos XVII e XVIII, algumas coroas em ouro da época de Dom João V, além de diversos outros objetos.

A ideia do MAS-SP pretende que o espectador releia os simbolismos da vida cristã contidos em cada um dos objetos expostos, os quais carregam em si atribuições sagradas e a verdadeira história de riquezas da São Paulo colonial.

Exposição “Arte Sacra na Ourivesaria”
Local: Museu de Arte Sacra  de São Paulo
Av. Tiradentes,  nº 676, Luz – São Paulo – SP
Quando: 25 de janeiro a 8 de março de 2015
(terça a sexta-feira,  das 9h às 17h; sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia);  grátis aos sábados.

Fonte: MAS-SP

Fotos: Reprodução / Divulgação

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>