Artes

Arte: ‘A Primavera’ de Manet Alcança Valor Recorde em Leilão de Nova York

By  | 

A tela “A Primavera” (Le Printemps), obra-prima do artista francês Édouard Manet alcançou ontem o valor recorde de US$ 65,13 milhões em um leilão da Christie’s, em Nova York.

O anterior recorde de uma obra de Manet (1832-1883) foi estabelecido em 2010, quando um dos seus dois únicos autorretratos, “Auto-Retrato Com Uma Paleta”, foi vendido em Londres, na Sotheby’s, por 22,4 milhões de libras (cerca de 27 milhões de euros) a um negociante de arte nova-iorquino.

“Os resultados fortes são testemunho do interesse geral no Impressionismo e na arte moderna”, afirmou Doug Woodham, presidente da Christie’s de Nova Iorque, citado pela Reuters.

Criado em 1881, “A Primavera” foi apresentado pela primeira vez um ano depois, no Salão de Paris, e representa um retrato de perfil de Jeanne Demarsy, atriz francesa popular em Paris nos finais do século XIX sobre um fundo de flores, vestindo branco e usando sombrinha ao ombro, e havia sido avaliado entre 25 e 30 milhões de dólares.

A tela “A Primavera” de Manet foi adquirida por um comprador que estava na primeira fila e conseguiu superar as ofertas feitas por telefone, ao preço final de US$ 65,13 milhões.

a-primavera-de-manet

A obra é uma das duas figuras de um projeto que Manet não conseguiu concluir, que contemplava elaborar quatro retratos de belas mulheres representando cada estação. O artista morreu em 1883 e só conseguiu concluir “A Primavera” e “O Outono”.

“Le Printemps” (A Primavera) pertencia à mesma família há mais de um século e nos últimos 20 anos esteve emprestado à National Gallery Art, em Washington.

Um dos primeiros proprietários da obra foi Antonin Proust, jornalista francês amigo de Manet. O quadro teria depois transitado para as coleções de Jean-Baptiste Faure e Paul Durand-Ruel, especialistas em arte impressionista, e o último teria vendido a tela à tal família.

Das 39 obras de arte leiloadas, nenhuma alcançou o valor do quadro de Manet. Os lucros das vendas beneficiarão uma fundação privada norte-americana que apoia causas ligadas ao ambiente e à saúde pública.

*Fotos: Reprodução


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>